Tecnologia

O PROCESSO DE DESIGN PARA UM DESENVOLVIMENTO PERFEITO
Desmistificando a fibra de carbono
O material que chamamos de fibra de carbono é na verdade um composto de diferentes tipos de filamentos de carbono mantidos juntos por uma resina. Assim como existem diferentes ligas de alumínio e aço, existem vários tipos de filamentos de fibra de carbono. Todas as bicicletas SwiftCarbon usam uma combinação de filamentos T700, 800 e 1000, para oferecer uma qualidade superior. Estes diferentes tipos de filamentos podem ser combinados de formas diferentes. A fibra unidirecional do carbono (UD) tem todos os fios orientados da mesma maneira - é muito forte numa direção e menos forte na outra. O tecido do carbono tem fios entrelaçados a 90º uns dos outros, tornando-o forte em ambas as direções. A forma como é usado e onde depende das características desejadas para o quadro.
Manter o carbono comprimido dá-nos o tempo necessário para obter o melhor quadro possível. Para nós, a qualidade do produto é primordial. O desenvolvimento de cada produto SwiftCarbon começa com uma visão clara do objetivo do produto. Tendo identificados os atributos desejados, esboços e conceitos, estes são discutidos entre os nossos designers Europeus e os nossos engenheiros Sul-Africanos, para garantirmos um produto final de qualidade máxima. O design da bicicleta é um ato de equilíbrio. Um quadro precisa de precisão e rigidez, mas também tem de ser totalmente confortável. Precisa de ser forte, mas leve.
Moldagem de Elementos
Um dos benefícios únicos em diferentes tipos de fibra de carbono pode ser colocado em diferentes orientações dentro de um quadro, usando a força exatamente onde ela é necessária. Utilizando a moldagem de elementos finitos (MEF) para visualizar as cargas em quadros no computador, podemos experimentar diferentes materiais, lay-ups e estruturas, sem ser necessário construir vários protótipos físicos.
Com a MEF, podemos simular, de forma exata, como é que as cargas afetarão o projeto de um quadro. Este passo é essencial. A MEF permite ainda adicionar, remover ou alterar material e refinar o design, possibilitando os testes à medida que vamos avançado no processo. Quando o projeto do quadro está exatamente como queremos, avançamos para o protótipo físico, para testes reais em ação.

Sistema de Moldagem EPS
Fazer um quadro em fibra de carbono envolve a compressão de camadas de carbono e resina epoxi num molde, de forma a obter a forma desejada. Tradicionalmente, são usadas varas insufláveis dentro da armação para forçar o material no molde. No entanto, como a forma pode não ser totalmente controlada, podem surgir pequenas rugosidades ou espessuras inconsistentes no quadro acabado. Para evitar isso, utilizamos poliestireno expandido - o mesmo material usados nos capacetes de ciclismo.

Podemos fazer moldes EPS na forma exata que pretenderemos, antes de laminar a fibra de carbono em torno deles e colocar todo o lote um único molde. Quando aquecidas, as esferas individuais nos moldes expandem-se. Ao ar livre eles atingiriam 40 vezes o seu tamanho original, mas comprimidas pelo molde exercem pressão sobre o interior da fibra de carbono, empurrando-a exatamente na forma desejada, com espessura consistente e sem causar rugosidades.

Sistema de Carbono
A fibra de carbono não é apenas fibra de carbono: os filamentos de carbono por si só não são muito úteis. O que transforma a fibra de carbono das folhas loopy em estruturas rígidas e resilientes é a resina epóxi. Esta une as camadas de fibra de carbono para formar uma estrutura compósita. Para isso, utilizamos o reforço de Carbono Nano Tech (CNT) na resina para todos os nossos quadros. Estas estruturas cilíndricas de nível molecular podem fortalecer um produto de forma significativa, mas o sucesso depende de uma produção cuidadosa.
A nossa tecnologia de construção dá-nos um controlo preciso da distribuição de resina nas camadas de carbono, garantindo que os nanotubos façam o seu trabalho – tornando o quadro mais rígido e durável.

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência possível.
Ao continuar, assumimos que leu e aceitou a nossa Política de privacidade.